Serviços - O Melhor PABX

Qual o melhor PABX para sua empresa?

O PABX surge da abreviação do termo inglês “Private Automatic Branch Exchange”, que em tradução livre pode ser entendido como “troca automática de ramais privados”. Ou seja, esse sistema correspondente a uma central telefônica que fica responsável por realizar a distribuição das ligações dentro de uma empresa de forma automatizada.

Assim, o equipamento recebe as ligações das operadoras de telefonia e distribui para os ramais internos, possibilitando que diversos usuários utilizem a mesma linha ao mesmo tempo. Ele também permite o contato direto entre diferentes setores, salas e departamentos dentro da empresa.

O que diferencia um do outro é a tecnologia utilizada, os recursos disponíveis e também o custo de manutenção. Veja quais são os principais tipos:


Conheça os tipos de PABX

Para conseguir saber qual o melhor PABX, antes de tudo é preciso conhecer quais os tipos deste equipamento estão disponíveis no mercado. Dessa forma, veja abaixo os principais tipos de PABX e as suas funções básicas:
· PABX Analógico
Modelo mais simples que existe, o PABX Analógico é projetado para conseguir receber apenas linhas fixas de telefonia, oferecendo funções básicas. Apesar de possuir modelos muito comercializados, esse tipo de equipamento exige um grande suporte técnico especializado e manutenção preventiva, gerando altos gastos.
· PABX Digital
Um pouco mais avançado do que o anterior, um PABX Digital já apresenta uma melhor qualidade das ligações, devido a eliminação de ruídos. Esse tipo de equipamento já permite o ajuste de volume das ligações e a utilização de troncos digitais. No entanto, também exige mão de obra especializada como o analógico.
· PABX IP
Este tipo de PABX funciona apenas com linhas de operadoras que disponibilizam o serviço de VoIP e, por conta disso, recebe o nome de IP. Consegue receber ligações tanto de entroncamento quanto digitais e disponibiliza uma série de recursos.
· PABX Híbrido
Como o próprio nome já deixa explícito, o PABX Híbrido surge da junção das tecnologias analógicas, digitais e VoIP, aproveitando o melhor de cada um dos sistemas. Dessa forma, um PABX Híbrido apresenta excelente soluções em comunicação, permitindo uma otimização de gastos devido a sua tecnologia que estabelece a melhor rota conforme o tipo de chamada.
· PABX Virtual
A última modalidade de PABX apresenta um diferencial em relação às demais, uma vez que não necessita de um equipamento físico, mas de um software com uma interface simples de gerenciamento e que funciona na nuvem. Ele é utilizado em computadores, smartphones e tablets conectados à internet e trabalha com ramais virtuais, porém, pode ser adaptado a aparelhos de telefone convencionais. O PABX Virtual permite que o investimento feito na compra de um equipamento próprio seja transformado em um serviço pago na forma de assinatura mensal.

Para reduzir custos, otimizar produtividade e ter a garantia da segurança de dados e informações relatados em ligações telefônicas, contrate já um projeto de telefonia PABX para seu negócio.

Quais as vantagens de um PABX para sua empresa?

De uma maneira geral, saber qual o melhor PABX para uma empresa pode ser algo muito útil para quem está buscando crescer dentro de mercados cada vez mais competitivos. Além disso, essa tarefa exige um conhecimento anterior sobre o funcionamento da corporação, para posteriormente conseguir realizar a melhor escolha.
As principais vantagens em adotar um PABX para empresa, são:
  • Redução de custos, pois permite que seja realizado ligações internas e para outras filiais sem custo, especialmente útil no caso de empresas com filiais em outras cidades ou estados;
  • Maior integração com outros sistemas da empresa devido ao fato de ser totalmente conectado a internet, um PABX consegue ser ligado a outros sistemas e redes da empresa que também estão conectados na internet;
  • Aumento da eficiência da comunicação corporativa. Isso porque torna mais eficiente o atendimento ao cliente e a comunicação empresarial, logo a comunicação é mais produtiva.
  • Profissionalizar o serviço de telefonia da sua empresa, aumentando a confiança e a visibilidade diante dos clientes
  • Investimento duradouro. A adoção de um sistema PABX é um investimento seguro, pois esta não é uma compra que você faz periodicamente e ainda pode usar o equipamento na troca por um novo.
  • Grande economia com ligações, já que possui maior gerenciamento para ver os detalhes de todos os gastos.

Mas afinal, qual solução escolher?

A resposta dependerá do que você precisa para a sua empresa e do porte que ela tem (e pretende ter em breve). De qualquer forma, é sempre recomendado optar por uma central telefônica moderna e que atenda as demandas do mercado, dos seus colaboradores e dos seus clientes.
Se sua empresa ainda não tem um PABX ou se tem um convencional, pode valer a pena optar pelos serviços de VoIP que oferecem a possibilidade de efetuar chamadas via telefone, computador e dispositivos móveis, pois esse tipo de central telefônica traz mais flexibilidade à equipe em comparação com as centrais mais tradicionais.
Por outro lado, se a sua empresa já conta com uma central telefônica digital, por exemplo, pode valer a pena migrar para a híbrida, para que ela também passe a contar com chamadas VOIP, que são mais baratas.
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